O evento é organizado pelo Movimento Nacional dos Papeleiros e Papeleiras (MPAPEL), uma organização de caráter político sindical que busca no diálogo social com o governo federal e parlamento brasileiro
O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Papeleira de Caieiras, Chicão Papeleiro, juntamente com membros de sua diretoria, participaram nos dias 8 e 9 de março, do Encontro Nacional dos Trabalhadores Papeleiros. O evento, que aconteceu na CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), em Brasília, reuniu lideranças sindicais papeleiras de diversas partes do país para debater pautas e ações conjuntas das organizações sindicais da categoria.
Além das lideranças de sindicatos com base nas cinco regiões do país, participaram dos debates o Ministro das Relações Institucionais do Governo Lula, Alexandre Padilha, do Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e de diversos parlamentares, entre eles, representantes da nossa região, os Deputados Kiko e Maurici, Federal e Estadual respectivamente, além do Deputado Márcio Nakashima, que apesar de ser da cidade de Guarulhos, tem uma ótima relação com o Sindicato caieirense.
O evento é organizado pelo Movimento Nacional dos Papeleiros e Papeleiras (MPAPEL), uma organização de caráter político sindical que busca no diálogo social com o governo federal e parlamento brasileiro, uma forma de contribuir no debate nacional sobre relações de trabalho e representação sindical levando em conta as experiências do setor.
Chicão discursou logo no início da plenária e parabenizou as Mulheres pelo Dia Internacional das Mulheres, ainda explicou um pouco sobre as questões políticas da região e que mesmo sendo um cenário adverso ele ressaltou o Presidente Lula e as alianças com a Esquerda. Apesar de ter muita rejeição, ele não desistiu em momento nenhum, uma vez que 3 candidatos a Deputados apoiados por Chicão, saíram vencedores nas urnas. Chicão Papeleiro também explicou a importância do encontro para todos os Papeleiros do Brasil e a necessidade de organizar novos encontros com esta magnitude de informações e salientou que é um encontro de papeleiros e que NÃO tem bandeiras de Centrais sindicais, e disse aqui somos todos iguais e o objetivo é um só o bem estar da Família Papeleira, a bandeira é uma só “Trabalhador Papeleiro de todo o Brasil”. Finalizou Chicão.